Como funciona a entrega do site

Sobre o nosso foco

Existem várias formas de entregar um site, e a nossa tem como foco a FACILIDADE DA EDIÇÃO. Como desenvolvemos com este propósito, escolhemos as melhores ferramentas que ajudam as agências a terem uma boa experiência na colocação do conteúdo. Todas as escolhas e processos que criamos sempre terão este foco.

Para alcançar este objetivo, seguimos alguns procedimentos:

  • Desenhamos um protótipo antes de inciar a programação
  • Usamos o WordPress como CMS padrão
  • Usamos o Elementor Pro como page builder padrão 
  • Criamos Templates em blocos para que tudo fique modular
  • Usamos a API do ACF para construção de campos personalizados em nossos plugins
  • Desenvolvemos aplicativos e Widgets compatíveis com a biblioteca do Elementor
  • A diagramação das páginas são criadas através dos blocos do Elementor
  • Evitamos plugins desconhecidos

A seguir, explicamos um pouco mais sobre isso.

Um resumo de todo o processo

Iniciamos com o desenho do protótipo. Nosso designer irá desenhar o layout com base nas informações enviadas pela agência. Em seguida, enviamos uma amostra da página inicial para sabermos se estamos no caminho correto. Após aprovado, seguimos para as demais páginas, até tudo ser aprovado pelo cliente. 

Se após a aprovação do protótipo houver qualquer alteração que seja estrutural, as horas adicionais de trabalho serão cobradas, e anotadas na planilha de horas da agência, conforme o valor de hora padrão da Studio.

Com o protótipo aprovado, iniciamos a etapa de programação do site.

Esta etapa é dividida em 3 partes:

  1. Programação do template e de todas as páginas.
  2. Revisão e ajustes em todos os dispositivos.
  3. Desenvolvimento de aplicativos e Widgets.

Após concluirmos estas etapas, enviamos um link online com o site pronto para a agência colocar o conteúdo. O processo de inserir o conteúdo é bem fácil, basta ter experiência com o WordPress e Elementor. 

Se preferir, a agência também pode enviar o conteúdo para a Studio inserir. Não está incluso a inserção de conteúdos em grande quantidade, como posts de blogs ou produtos de catálogos. Isso deve ser orçado à parte.

Por fim, quando o conteúdo já estiver publicado no site, iniciamos o processo de instalação. 

A instalação pode ser feita em nosso servidor ou no servidor que o cliente desejar. 

Sobre o protótipo

O desenho do protótipo é feito no Figma. Essa ferramenta ajuda a manter a compatibilidade entre o designer e a programação. Nossos designers e programadores precisam estar alinhados para o que for desenhado possa ser programado dentro do orçamento aprovado.  O designer sempre priorizará os componentes que estão em nossa biblioteca. Será feito uma exceção quando estiver no orçamento o desenvolvimento de um novo componente. Neste caso, nosso designer e programador trabalharão juntos no desenvolvimento.

Utilizamos a enorme biblioteca de componentes do Elementor Pro e componentes e aplicativos desenvolvidos pela Studio Preview. Aos poucos mais soluções estarão disponíveis em nossa biblioteca, e estarão prontas para uso.

Em alguns casos a agência prefere desenhar o seu próprio layout e enviar para a Studio cuidar da programação.  Mesmo neste caso,  precisaremos analisar e  redesenhar no Figma para manter o alinhamento entre designer e programador. Esse método vai garantir que o cliente receba o site igual ao protótipo aprovado.

Neste redesenho algumas alterações poderão ser feitas para garantir que o layout fique dentro dos padrões web. Iremos reorganizar os elementos no grid, substituir componentes desenhados que não temos prontos por componentes que já temos desenvolvidos e conversar sobre as funcionalidades específicas do layout, que podem não ser compatíveis com o orçamento.

O projeto poderá ser cancelado caso o cliente persista na ideia de programar um layout que não esteja dentro dos padrões web, como explicaremos melhor a seguir.

Padrões Web

Os padrões web garantem que o projeto seja desenvolvido de forma mais rápida, e que o usuário tenha uma boa experiência ao navegar pelo site. Segue abaixo o padrão mínimo a ser respeitado, ao desenhar um layout para a web:

  • Layout fluído
  • Elementos dentro de um grid
  • Usar web fontes do Google
  • Cuidar com a quantidade de imagens como backgrounds
  • Cuidar com formas complexas de construir em Html e CSS
  • Cuidar com o excesso de funcionalidades que necessitam de comportamento Javascript

Responsividade

Todos os site que entregamos são responsivos. Trabalhamos com 3 breakpoints diferente. Mobile (360px), Tablet (768px) e Desktop (1200px).    Os elementos se comportam de forma diferente conforme a tela atinge estes breakpoints. Alguns elementos podem ser ocultados quando necessário. 

Neste modelo não está incluso a criação de um elemento para cada breakpoit, e como padrão adaptamos os mesmos elementos conforme o tamanho da tela.

Não será feito um site para cada tela.  Será entregue um site responsivo, que se adaptará à tela de um dispositivo Mobile, Tablet e Desktop. 

Ambiente de desenvolvimento

Utilizamos um servidor próprio para construir o site. Esse servidor já está preparado para os projeto que desenvolvemos, então, o cliente irá receber o site funcional, mesmo que tenha algum problema com o servidor que ele mesmo contratou.

Será gerado um link de acesso ao site e enviado a agência. A agência poderá usar esse link para inserir conteúdo, mostrar ao cliente etc. 

Será feito um backup do site quando tudo estiver pronto para a instalação.

Após a instalação do site no servidor do cliente, este ambiente será deletado.

CMS e Plugins

Utilizamos como base de desenvolvimento dos sites apenas a plataforma WordPress junto com o plugin Elementor Pro e ACF Pro, ambos com as licenças ativas. Os Widgets desenvolvidos sob demanda serão feitos para serem utilizados junto com o Elementor. 

Também podemos desenvolver plugins personalizados sob demanda. Os plugins são desenvolvidos através de uma API própria e funções nativas do WordPress. Construímos uma API própria para agilizar o desenvolvimento e definir padrões. A API não tem licença de uso e será entregue ao cliente junto com o plugin desenvolvido. 

Os componentes desenvolvidos através da API serão guardados em nossa biblioteca e poderão ser reutilizados depois. São criados utilizando PHP, MySql, Html, Css e Javascript.

Outros plugins podem ser instalados pela Studio ou pela agência conforme a necessidade. A Studio sempre evitará a instalação de plugins desconhecidos e buscará sempre uma solução desenvolvida por aqui.

Temas

Nosso método de criação de template é feito em blocos. Isso garante que o site seja todo modular, podendo trocar qualquer bloco por outro a qualquer momento, ou seja, não utilizamos temas prontos. 

Diagramação das páginas

Os conteúdos das páginas são diagramadas utilizando seções do Elementor e Widgets nativos ou desenvolvidos pela Studio Preview.

Hospedagem do site

O site pode ser instalado em um servidor da Studio Preview ou por uma conta de hospedagem escolhida pelo cliente.

O melhor cenário é quando o site é hospedado aqui em nossos servidores. Desta forma conseguimos dar 100% de garantia de funcionamento do site. Nossos servidores são preparados com os requisitos necessários para tudo rodar perfeitamente.

Quando o cliente escolhe hospedar em outro data center, não conseguimos dar garantia total do funcionamento do site, já que o servidor e a aplicação precisam estar bem alinhadas. 

O cliente precisa estar ciente de que o servidor escolhido precisará estar configurado com os seguintes requisitos mínimos:

  • Sistema operacional Linux,
  • Banco de dados Mysql migrado para Maria DB,
  • PHP versão 7,
  • PHP Max Post Size: 128M,
  • PHP Max Input Vars: 1000,
  • Max Upload Size: 128M,
  • Memory limit: 512M,
  • bodylimit do mod_security: Alto,
  • Firewall com permissão internacional. Nossas ferramentas necessitam fazer conexão via Curl para validar licenças,
  • Permissão de escrita.