Informações essenciais para serem enviadas no pedido de orçamento

Descrição

Escreva uma descrição curta do projeto. Por exemplo: Site Institucional com Blog, Loja Virtual, Site com sistema de atendimento ao cliente etc.

Envie referências

Envie links de referência de sites que o cliente gostou de alguma funcionalidade, ou da concorrência para entendermos melhor os nicho de mercado. As referências nos ajudam a ter ideia das funcionalidades que o cliente deseja, ou do estilo de layout que o cliente quer. Elas são apenas uma base para entendermos o que o cliente quer orçar, e não significa que o que está na referência será desenvolvido. Caso seja necessário orçar alguma funcionalidade específica de alguma referência enviada, a agência precisa pontuar com todos os detalhes o funcionamento desta funcionalidade, caso o contrário não levaremos em conta na elaboração do orçamento.

Um outro ponto importante é a coerência entre a referência enviada e o orçamento que o cliente tem disponível para desenvolver o projeto, pois muitos sites utilizados como referência podemo custar muitas vezes mais que o orçamento disponível.

Liste os itens do menu

Liste as páginas que deverão ficar no menu e submenus do cabeçalho do site.

Liste todas as páginas e o tipo de conteúdo

Liste todas as páginas que deverão ser desenvolvidas. Descreva qual o tipo de conteúdo que irá em cada página, e se será necessário gastar mais tempo em uma diagramação mais exclusiva e personalizada.

Exemplo:

Página Inicial
Bloco com Slideshow
Bloco com uma frase da empresa com CTA para a página empresa
Bloco com os quatro principais servições e um botão para direcionar a página com todos os serviços
Bloco com os últimos 3 artigos do bloco e um CTA para abrir o blog
Rodapé

Página Sobre:
Texto da empresa,
1 foto da empresa,
Lista dos profissionais com foto e descrição
Vídeo institucional

Com uma descrição detalhada, conseguiremos entender bem como entregar as páginas. 

Funcionalidades

Definimos como “funcionalidade” qualquer elementos do site que contenha algum evento, como, por exemplo, um efeito ao passar o mouse em um botão, um efeito de carrossel em algum bloco, um slideshow de imagens, animações, etc. 

Descreva com detalhes as funcionalidades que o cliente gostaria de ter em cada página do site. Isso é necessário para que possamos analisar a complexidade do desenvolvimento desta funcionalidade, pois em alguns casos será preciso desenvolver do zero se não tivermos a funcionalidade pronta. Podemos também sugerir utilizar alguma funcionalidade que seja semelhante, mas já desenvolvida, que poderemos adaptar ao cliente.

Uma outra situação, é quando a agência não tem ideia de qual seria a melhor funcionalidade para utilizar, neste caso nós iremos sugerir durante o desenho do protótipo.

As funcionalidades que não forem descritas, não serão consideradas no orçamento.

Aplicativos

Normalmente organizamos o conteúdo em uma página. Porém, esse trabalho exige um pouco de experiência com ferramentas de designer para que ela possa ser atualizada. Para facilitar a atualização, em alguns casos é necessário criar um aplicativo para ajudar na inserção dos conteúdos no site. Podemos considerar um Blog como um aplicativo. Imagine organizar 100 artigos em uma única página. Seria um desastre, certo? Ao invés disso, podemos ter um aplicativo com um painel bonitinho para inserir estes posts. 

Sempre que houver algum recurso no site que exija a atualização de muito conteúdo (como por exemplo, 30 serviços organizados por categoria) é necessário criar um aplicativo, pois criar as 30 páginas sairia mais caro do que produzir um aplicativo com um painel de controle para gerenciar a atualização de todas estas páginas.

Considere isso ao solicitar um orçamento.

Como Funciona:

Desenvolvemos um painel de controle com apenas os campos necessários para o cliente inserir o conteúdo, e criamos um template para exibir as informações utilizando o formato de Widget, que é um padrão do WordPress. Este Widget pode ser arrastado para qualquer página. A partir desta ação, essa página vai exibir os dados inseridos no painel de controle conforme o template desenvolvido.

Em alguns casos, após uma análise do briefing, podemos sugerir a criação de um aplicativo.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!

O projeto será entregue exatamente como descrito no escopo do orçamento.

Se houver novas páginas após a aprovação deste escopo, será necessário orçar à parte.

Como padrão, a diagramação das páginas será simples. Caso seja necessário criar páginas com layout mais elaborado e complexo, é preciso que a agência nos informe antecipadamente para que o projeto seja orçado corretamente.

As referências serão consideradas apenas entender o layout desejado, mas não levamos em considerações as funcionalidades e aplicativos presentas nestas referências. Para que seja incluso alguma funcionalidade que esta presente na referência, é necessário pontuar e nos passar todos os detalhes desta funcionalidade. Com esses detalhes em mãos, vamos orçar o desenvolvimento desta funcionalidade separadamente. As funcionalidades inclusas no orçamento serão apenas as que forem descritas no bloco Funcionalidades.

Também em relação aos Aplicativos, só consideraremos no orçamentos aqueles que estiverem descritos no bloco Aplicativos.